Escrito por : Comissão de Festas sábado, 9 de maio de 2015

Hoje, demonstramos as vivências que despertam nos visitantes, peregrinos e moradores as Festas de Nossa Senhora da Ajuda. Para isso, apresentamos dois relatos. O primeiro é do blog http://malhadasorda.blogspot.pt/, cujo autor é HPC. Deste modo, são relatadas as festas de 2009:


Entre os dias 5 e 9 de Setembro, Malhada Sorda adquire uma vida muito especial. É "A Festa" a marcar o calendário dos eventos religiosos e sociais locais, como "O Natal", "A Páscoa" ou "Os Santos"."Vens À Festa", a frase proferida em tom afirmativo, na maioria das vezes, sem admitir contraditório; ou interrogativo, raras vezes, é sinónimo de um momento de grande partilha nos usos e costumes ancestrais de Malhada Sorda. Especialmente hoje, dia 7 de Setembro, Malhada Sorda acordou diferente. Engalanada para A Festa. recebendo com hospitalidade os milhares de peregrinos que lhe chegam um pouco de todo o lado, tantos e tantos a pé. Desde as primeiras horas da manhã, os sons dos cânticos religiosos misturam-se com os cheiros das tendas de comida, com as cores dos bens dos feirantes, com os paladares das especialidades gastronómicas dos dias de festa. Em tudo, uma experiência tão sensorial como extra-sensorial é partilhada por todos, nativos, peregrinos, visitantes...
Mais tarde, será a procissão, levando a imagem de Nossa Senhora da Ajuda (na foto acima, publicada na capa do Boletim nº 667 de "Rosário e Vida Cristã"), da sua Capela até à Igreja Matriz.Um apontamento histórico, sociológico e antropológico muito interessante. Curiosamente, a Senhora da Ajuda, com imagens semelhantes ou completamente distintas, é igualmente venerada, por estes mesmos dias, em diversas localidades de Norte a Sul do País e também em muitas povoações do Brasil. Uma grande lista aqui vos deixo, e acreditem que não é de todo exaustiva:
  • Vila Nova de Cerveira
  • Porto (capela do Senhor e da Senhora d'Ajuda)
  • Arruda dos Vinhos
  • Espinho
  • Moreira de Cónegos
  • Ribeira Grande, São Miguel, Açores
  • Bretanha, São Miguel, Açores
  • Gaeiras, Leiria
  • Itaporanga, Brasil
  • Ilha do Governador, Brasil
  • Cachoeira, Bahia, Brasil
  • Guapimirim, Brasil
  • Arraial d'Ajuda, Brasil
A noite é de festa![publicado a 9 de setembro de 2009]Por esta altura está a terminar o costumeiro fogo de artifício da Festa. Lembro-me de o ver no Largo do Ribeiro, depois no terreiro da Capela, há alguns anos no Picoto, mais distante. E lembro-me de pensar tantas vezes no fascínio que a pirotecnia exerce sobre nós. Podem ser sempre as mesmas figuras, no caso do fogo preso, as misturas de cores mais exóticas ou os piromusicais, mas sempre, sempre, teremos um "aaaahhhhhhh!!!!!!" preso na garganta (ou não...). Não há festa sem foguetes!
E depois da farra, acordar cedo...[publicado a 9 de setembro de 2009]
Depois do fogo, certamente um espectáculo no Largo do Ribeiro continuará a noite, passado que fica também o tradicional concerto da filarmónica visitante. Mas a noite não se pode esticar em demasia. Pela manhã, bem cedo ainda, a tradição manda o povo da terra rumar novamente à Capela da Senhora da Ajuda, nos melhores fatos domingueiros, para missa solene, volta ao reduto e último adeus. A imagem recolhe então à sua Capela, sob uma trovoada de foguetes (cá está, sempre o fogo como elemento da festa). Crente ou não, é difícil permanecer insensível às manifestações de fé dos populares e conter um tremor ou uma lágrima. A festa religiosa termina, por ora, até ao próximo ano. Mas à tarde a outra festa, a profana, continua, com as "ressalvas", visitas às casas dos elementos das comissões de festas, do ano e do seguinte (os "mordomos", 4 rapazes e 4 raparigas solteiros/as, é a exigência), acompanhadas de música, comida e bebida (muita!!!!), até ao baile que fechará a noite, ou a madrugada, consoante os dotes dos dançarinos. Depois..., bem depois é só para o ano...

Deste blog aconselhamos ainda a visita às suas crónicas: http://malhadasorda.blogspot.pt/search/label/Cr%C3%B3nicas%20in%20loco

O segundo relato é do blog do Arciprestado do Rochoso (http://arciprestadodorochoso.blogspot.pt/), relativamente à Peregrinação Anual de 2007:

7 e 8 de Setembro: dia de peregrinação ao Santuário de Nª Sª da Ajuda, na Malhada Sorda.Continua a ser impressionante a quantidade de gente que aí acorre oriundos de toda a região e de diversas paróquias do nosso arciprestado. Em grande número a pé; crianças, jovens e adultos; até descalços e de joelhos, em alguma parte.
Afinal, um fenómeno religioso que não passou de moda, e continua a atestar que, neste mundo “somos um povo que caminha” para uma pátria que está mais Além e, de alguma forma, encontramos já representada em alguns lugares privilegiados que nos aproximam do Transcendente. Esse é o sentido das nossas peregrinações a qualquer santuário, ou até das nossas simples procissões festivas.Importa é que nessas ocasiões encontremos um pouco mais do essencial: que a veneração de Maria, nos aproxime da adoração e seguimento de seu filho Jesus, o nosso Salvador. Esse é o pedido que tem feito em muitos lugares onde acreditamos que ela nos visitou. Que o sentimento e carinho por Maria sacuda a nossa razão para uma fé mais esclarecida e comprometida. À vossa protecção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus. Não “desprezeis” as nossas súplicas em nossas necessidades mas livrai-nos de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita!”(Pe. António Coelho)

Contamos com a sua visita à nossa terra e ao Santuário! Até lá!

Comente

Subscreva os Posts | Subscreva os Comentários

Com tecnologia do Blogger.

Copyright © Santuário de Nossa Senhora da Ajuda

- Powered by Blogger - Adapted from a designe by Johanes Djogan - Skyblue - Optimized for Google Chrome -